terça-feira, 19 de junho de 2012

Ensaio Pitanga | Coluna Coisa de Mulher | Apresentando Thanya Jacob


Sempre quis ter uma colaborada no blog do Ensaio Pitanga que pudesse falar um pouco do universo feminino. Das nossas buscas, realizações, sonhos... Em uma das minhas viagens a Curitiba, conheci a Thanya, uma mulher forte e muito determinada, além de uma excelente psicoterapeuta. Quem me apresentou foi uma grande amiga, a Mariana Branco, e claro, sendo amiga dela, só poderia ser uma pessoa maravilhosa. A partir de hoje, Thanya Jacob vai escrever mensalmente para o blog. Aproveitem!


COISA DE MULHER – Curiosidade

Já prestou atenção como um belo dia nos damos conta de que estamos distanciadas de nós?  Temos a sensação de que “algo” desconectou, que as coisas não mais se encaixam deixando de fazer sentido. É como se “nada mais fosse como antes” e  aquela roupa tão usada e sempre escolhida,  já não serve mais.
É inevitável , que o tempo passe, que as estações do ano mudem e que nós acompanhemos os ciclos da vida que trazem mudanças.Mas um desconforto surge quando, num  instante, uma estranha sensação percorre nosso corpo e sinaliza  que algo  passa  por nós e em nós.
Como se  algo desconhecido ou mesmo esquecido transitasse livremente em um “veículo” meio desgovernado , sem rumo certo.A realidade , às vezes apenas sutilmente,sinaliza mudança.   
Dentro e fora da gente com certeza algo acontece!  Não há como negar, algo se passa !
Sensação estranha !
Foi  dado o” start”, o movimento se inicia e  querendo ou não lá vem ela, a mudança, fazendo seu chamado. Em qual dos  papéis( mulher, mãe, profissional, filha, namorada...) isto vai se iniciar depende do que cada um esta vivendo. Seja lá em qual for, é chegado o momento de abrir espaços internos para que o movimento natural de transformação aconteça e o novo surja.
Brota a  inquietação  que vem dizendo: presta atenção, o “bonde tá passando”, vai subir ou não?Então, aqui entre nós, um  bom momento para ser curiosa a seu respeito e dirigir seu olhar “para dentro”.Um mergulho em seu universo pode ajudar a clarear e elucidar o caminho.
A situação pede um olhar mais atendo a si mesma, até porque se não despertarmos o interesse por nós mesmas acabamos, mesmo, é cuidando da vida só do outro.Isto não  é bom e nem faz bem para ninguém...
Algo  necessita e vai mudar, independente da nossa vontade. Uma nova ordem se faz necessária, flexibilidade é preciso.  Daí prá frente é com você!
Já parou prá pensar  em como reage  ou em como pode reagir a este momento de “crise” onde a mudança,sem pedir  licença,  se instala?  Percebeu qual  o tom   vai dando a realidade que se apresenta? Prestou atenção com que cores de tinta vai colorindo o caminho que esta sendo trilhado?
Afinal de contas qual é o seu jeito?
Percebe, sente e muitas vezes simplesmente, com suas “armas” invisíveis,  mas  superpoderosas, deixa de lado , empurra para bem longe.
Ou faz  alquimia?
Desperta a curiosidade e com ela , a  “sede da descoberta”. É preciso  chegar a fonte! Lá esta a  poção mágica que transforma o existir em magia.
Desperta a curiosidade, busca interiormente a força necessária para acompanhar e interferir no movimento que gera mudança. Enfim , conquista sua autonomia para fazer escolhas.
No fim das contas , o “ pulo do gato” é contatar a sábia que existe dentro de cada uma de nós!
Diferentes caminhos pode nos levar até “ela”:  psicoterapias, ioga, terapias alternativas, homeopatia, até mesmo um ensaio sensual.
Exerça seu poder!


Thanya por Thanya

Sou Thânya Jacob,brasileira,divorciada , psicoterapeuta psicodramatista,apaixonada por ioga,bicicleta e pessoas.
 Fiz o curso de Psicologia em Londrina na UEL ,mas foi em Curitiba que dei início a minha carreira profissional e é onde vivo .Fui professora na Belas Artes,dei aula na Sociedade de Psicodrama (hoje APP), onde anteriormente fiz minha formação em Psicodrama Terapêutico( uma abordagem teórica que privilegia o homem em suas relações, atuando seus dramas..)
Tenho uma prática clínica diária, o que me coloca em contato direto com as mais diversas questões relativas à nossa existência. Tenho ainda  longas conversas com amigas, onde alguns momentos se faz magia, e mergulhamos  ”de corpo e alma” nos mistérios e milagres do universo feminino e da humanidade. Desejos,  quase desmedidos, de  compreensão,clareza e  lucidez sobre os mistérios e milagres do feminino.Seus movimentos, seus ciclos que acompanham  mudanças.
Muitas descobertas...
 O caminho da existência é um caminho de transformações. ..É preciso manter a flexibilidade, a força, o equilíbrio.A busca do auto conhecimento se faz necessária.
Psicoterapias a parte, minha busca de auto conhecimento e desenvolvimento,  vem de diferentes fontes: a prática de ioga e meditação, pedalando com minha amiga Mariana, onde acontece  “terapia na ciclovia” semanalmente ,um shiatsu prá aliviar as tensões que ninguém é de ferro e algumas doses de homeopatia, que me  ajuda a “manter a saúde” em sua mais ampla definição
.Enfim, são infinitos os recursos que nos levam as descobertas. Ao conhecer  Fernanda Preto, com  seu olhar sedutor e seduzido ,ao captar a imagem em seus ensaios cria um espaço onde a mulher inevitavelmente acaba dando “de cara” com ela mesma, penso que um ensaio sensual  pode ser  uma boa pedida.

Um comentário:

  1. Sou fã do olhar da Fernanda Preto de carteirinha e agora com essa parceria com a Thânya, sinto uma conexão incrivel , é como explicar o porquê de tudo, se era o que faltava, ai esta ! Parabéns a vcs!! Muitos mais clicks, descobertas, felicidades e sucesso!

    ResponderExcluir